Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Cadastre-se

Você só precisa de 35 roupas em seu armário

Por i vie

Mais é menos

Sabia que ter pouca roupa pode acabar com aquela velha síndrome de não saber o que vestir? Essa é a teoria de um guarda-roupa enxuto - uma pequena coleção de roupas sem estações específicas, apenas peças básicas e bem versáteis. Ter um guarda-roupa enxuto e flexível reduz o número de itens que você precisa escolher a cada dia e, ao mesmo tempo, lhe dá ótimas opções.

Veja aqui algumas dicas para ter um armário bem enxuto.

Primeiro passo: desapegar

Temos mania de guardar roupas que têm algum valor sentimental, mas eliminar itens que não são mais usados é um processo terapêutico libertador.

Para começar, classifique suas roupas em três categorias:

- As que você ama e vai manter

- As que serão descartadas

- As que você não usa, mas vai manter

Coloque essa terceira categoria em um armário separado e mantenha as peças por até três meses. Se você não as usou após essa temporada, é hora de eliminá-las.

O que você precisa

Seu novo armário deve ter apenas 35 itens (exceto roupas de ginástica, roupas íntimas e pijamas). Eis um exemplo de um guarda-roupa enxuto que você pode ajustar de acordo com seu local de trabalho e estilo de vida:

2-3 calças de trabalho (a menos que você trabalhe em um escritório informal e use calças jeans)

2-3 vestidos

2-3 regatas

2 calças jeans

1-2 saias

3 blusas

2-3 camisetas

2-3 blazers

3-5 malhas com variação de peso e calor

5-10 pares de sapatos

3 jaquetas

3 bolsas

2-3 lenços

4-10 peças de grife

A maioria dos armários enxutos terá basicamente cores neutras e peças clássicas, mas é bom ter algumas peças de destaque com detalhes criativos. Esses itens podem ir bem como algumas das suas roupas mais chiques, apesar de não serem neutros. Lembre-se: neutro é relativo - para alguns pode significar listras, enquanto para outros pode ser preto ou escuro.

Preencha as lacunas

Quais peças chave estão ausentes da sua coleção? Confira novamente sua lista acima e veja o que você já possui, verificando especialmente sua condição. Se uma peça está ficando velha e desgastada, acrescente-a em sua próxima lista de itens a comprar. Se precisarem de um ajuste, faça uma pilha das que precisam ser levadas para o alfaiate – e então realmente comprometa-se a levá-las ao alfaiate!

Compre conscientemente

Não há espaço para compras por impulso em um armário enxuto, por isso certifique-se de que cada peça é deliberada e coesa. Ter um orçamento é fundamental. E um orçamento anual é mais eficaz do que um mensal, pois é mais eficiente e mais prático comprar em determinadas épocas do ano. Furar a sua lista quando você está no shopping ou navegando on-line é fácil. Você pode sair da linha rapidamente - por isso, se algo não está em sua lista, marque ou tire uma foto do que viu, e pense um pouco antes de fazer a compra.

Integre

Quando você já se desapegou de muita coisa inútil e fez algumas compras estratégicas, é hora de ver com outros olhos sua coleção nova, com curadoria. Evite o desejo de criar "produções" específicas, tudo deve trabalhar mais ou menos junto. Examine sua coleção como um fluxo ativo e mova as peças em volta como um quebra-flexível. Você provavelmente vai identificar alguns itens que ainda faltam, o que é de se esperar. Ponha-os em sua lista de favoritos e fique de olho naqueles achados de promoções ou de suas incursões em lojas online.

É bem provável que alguns itens restantes de seu armário simplesmente não farão parte do seu novo armário, mas ficarão em seu guarda-roupa. Nós todos temos itens especiais que usamos raríssimas vezes, apenas em ocasiões muito específicas. Mantenha-os em um lugar separado de seu armário ou coloque-os lá no fundo, para que você possa acessar facilmente seu novo, e enxuto, guarda-roupa.

 

Quer ter uma vida planejada e mais tempo para você?

Veja como!

http://www.ivie.com.br/meubudget



Leia mais:


TRABALHO : 6 dicas de como ser um empregado excepcional
DINHEIRO : 3 caracterísitcas comuns de quem ganha muito dinheiro
VIDA : Como a cor afeta o seu humor?



Conheça a nossa
ferramenta de controle
financeiro que irá te
auxiliar a ter uma vida
mais planejada.

Veja Agora