Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Cadastre-se

Seu trabalho é à prova de robôs?

Por i vie

Os robôs são a nova forma de terceirização de trabalho. Um dos grandes medos dos profissionais atualmente é que seu trabalho seja automatizado, realizado por robôs. Assustador? Claro. Realista? Depende.

Robôs têm vantagem sobre os seres humanos em vários aspectos fundamentais: eles não precisam de cuidados de saúde, não se cansam e não afrouxam. Podem ser muito bons para tarefas de rotina feitas por trabalhadores menos qualificados.

Eles podem até mesmo diagnosticar problemas, fazer uma série de perguntas e analisar as respostas que recebem. Tradução: não é apenas o trabalho manual que está em risco de substituição.

Pesquisas recentes não conseguem definir exatamente quantos trabalhadores perderão seus empregos para a automação nem com qual rapidez a revolução dos robôs estará sobre nós.

Existem algumas diretrizes gerais, porém, para o que faz um trabalho ser à prova de robô.

Seu trabalho é criativo? Quanto mais criativo for, menos programável será. Não espere, ao menos em um futuro próximo, ligar o rádio e ouvir canções pop escritas e realizadas por computadores. Os seres humanos ainda têm a vantagem quando se trata de implantação de vocabulário sofisticado, fazendo arte, usando humor e pensando em ideias e soluções originais.

Você é um cuidador? As pessoas estão compreensivelmente resistentes à ideia de um“robô cuidador”. Com o envelhecimento da população, especialmente na América, o setor de prestação de cuidados vai crescer e os lares de idosos do futuro provavelmente não serão compostos por robôs.

E isso também vale para os educadores. Se você é uma professora, deveria estar mais preocupada com cortes no orçamento do que com um robô roubar o seu trabalho.

Você possui os robôs?

As previsões para a economia automatizada ainda incluem um papel para os seres humanos para projetar, investir, fiscalizar e melhorar os robôs que assumem postos de trabalho de outras pessoas.

Se você é atualmente uma pesquisadora no campo da robótica ou da inteligência artificial, provavelmente você tem seu lugar garantido.

A mudança tecnológica é imprevisível. Nosso conselho? Concentre-se em expandir o seu conjunto de habilidades.

 

 



Leia mais:


COMPORTAMENTO : 7 formas de se manter motivado quando você é criticado
FAMíLIA : Separação é o jeito mais rápido para ficar pobre
Caixa reduz financiamento de imóveis usados



Conheça a nossa
ferramenta de controle
financeiro que irá te
auxiliar a ter uma vida
mais planejada.

Veja Agora