Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Cadastre-se

Como trabalhar em casa sem dispersar

Por i vie

Se você já trabalhou em casa provavelmente conhece alguns destes frequentes incômodos:

1. Um amigo ou membro da família, que supostamente sabe que você está trabalhando, liga no início da tarde: "Você está ocupado?" perguntam. Ou, pior, "O que você está fazendo?"

2. Um amigo diz: "Ei, já que você está trabalhando em casa ‘mesmo’, quer ir almoçar fora?"

3. Mesmo tendo contratado uma babá, seus filhos sempre aparecem onde está trabalhando na esperança de que você resolva seus mais recentes problemas, enfaixe seus mais novos ferimentos ou respondam a alguma pergunta sobre um evento dali a dois meses...

O jeito, então, é impor alguns limites à sua situação de trabalho em casa - e o pessoal do Lifehacker tem algumas estratégias para ajudá-lo:

1. Crie horário de expediente, e informe-o a todos

Isso resolve dois problemas: a tendência de continuar a trabalhar 24 horas por dia e o fato de que todo mundo acha que trabalhar em casa significa que você não tem prazos ou projetos que exigem concentração.

Escolha suas horas e garante que todos saibam quais são. Seja claro que durante estas horas você não pode conversar pelo telefone nem por mensagens, muito menos sair pra almoçar fora.

Se você tem filhos ou marido em casa, pode ser necessário até mesmo colocar uma placa do tipo"Não perturbe" na sua porta durante o expediente, ou apenas um relógio indicando quando você estará livre. E se estiver online, certifique-se de que está invisível. Pode usar o Facebook para pesquisar suas coisas, mas estar nele não significa ter tempo para papear.

2. Crie uma zona de trabalho físico

Se você tem um escritório com uma porta, perfeito.

Para as pessoas que não têm essas opção, vale criar um limite, uma fronteira para si mesmo, ou imaginária ou com alguma fita adesiva. Todos precisam saber que, mesmo sem o luxo de uma porta, o seu espaço ainda é o seu espaço, e quando você estiver nele, você está trabalhando.

3. Comece o seu dia o mais cedo possível

Se você gosta de acordar cedo, comece a trabalhar antes que todos os potenciais interruptores levantem. Se você tem filhos em idade escolar, comece assim que eles forem para o colégio, enquanto seus outros amigos de trabalho tomam o café da manhã.

Você não costuma acordar cedo? Use as horas do fim de noite da mesma maneira. Mas cuidado: não se desgaste completamente; se você tem filhos, vai precisar dessas horas para outras atividades, até mesmo para um bom sono.

4. Encontre outro lugar para trabalhar

Algumas pessoas reclamam que não conseguem se concentrar em casa, ou que ficam claustrofóbicos ou ainda que se distarem facilmente com a oferta de comida na despensa.

A dica aqui é achar outro lugar para trabalhar: leve seu laptop e ou qualquer outra coisa precise a bar ou café com conexão wi-fi. Você ganha em produtividade. Além disso, não vai comer nada porque teria que pagar, e não precisa interromper seu trabalho quando seu filho chega da escola.

5. Reserve tempo para família e amigos

Se não quer que eles o distraiam enquanto está trabalhando, reserve tempo para eles quando você não está trabalhando. Você já tem um horário para trabalhar, então você também precisa de um horário sem trabalho. Use-o bem.

6. Crie uma conta de email separada para o trabalho

Configure uma conta de email só para seus contatos de trabalho. Dessa forma, você pode desligar o seu email pessoal quando realmente precisa se concentrar, e suas interrupções virão somente de pessoas que realmente precisam interrompê-lo durante o horário de trabalho.

Sabemos que emails de amigos são sedutores, mas trabalhar em casa exige um tipo especial de disciplina. Você pode tornar as coisas mais fáceis para si mesmo.

Conclusão: Ninguém vai respeitar seus limites –nem os invisíveis - a menos que você mesmo os imponha.

 

Quer ter uma vida planejada e mais tempo para você?

Veja como!

http://www.ivie.com.br/meubudget



Leia mais:


VIDA : O seu trabalho pode fazer de você uma mãe melhor
Chefes homens x chefes mulheres: cinco dicas valiosas para lidar com um e outro
O que se come ao redor do mundo na Páscoa



Conheça a nossa
ferramenta de controle
financeiro que irá te
auxiliar a ter uma vida
mais planejada.

Veja Agora