Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Cadastre-se

Amor e dinheiro: 5 coisas para saber antes de casar

Por i vie

Planejar um casamento não é brincadeira. E há milhares (milhões?) de coisas a considerar antes de subir o altar.

Cá entre nós, o planejamento financeiro é uma das últimas (ou a última..) prioridades na lista de afazeres da noiva. Mas falar com seu noivo sobre dinheiro é crucial. São muito comuns os desentendimentos por finanças entre casais. Pior, este é um dos fatores que mais contribui para brigas e o estresse entre os pombinhos.

Aqui estão cinco coisas para pensar antes de dizer “sim, eu aceito”:

1. Falar francamente sobre despesas

Talvez ele brinque que você gaste muito. Talvez o seu apelido seja "pão-dura." Talvez você não converse sobre isso - você tem a sua conta bancária, e ele tem a dele. Ambos têm empregos, então o que isso importa? Quando você decide que vai se casar, é importante compreender bem como cada um de vocês lida com o seu dinheiro.

Isso não significa que um de vocês tenha que mudar drasticamente, mas significa que vocês precisam se sentir confortáveis para falar sobre a forma de lidar com despesas.

Isso pode não ser uma preocupação primordial no momento, mas a partir do casamento os dois estarão sempre ligados em relatórios e instituições de crédito, empréstimos e outras responsabilidades financeiras.

O papo franco sobre dinheiro não tem que ser um enorme evento, formal e chato. Em vez disso, fale sobre dinheiro na hora certa - antes de estar sob pressão, com uma dívida etc.. O importante é entender o ponto de vista do outro sobre os gastos para não ser surpreendido.

2. Qual é o planejamento para começar uma família?

Ambos querem três filhos, e você já escolheu até os nomes. Crianças hipotéticas são super fáceis de lidar, mas quando você está iniciando uma família de verdade, as coisas começam a ficar um pouco mais desafiadoras!

Você sempre sonhou em seguir sua carreira como uma mãe que trabalha, mas seu noivo a imagina como uma dona-de-casa?

É bom começar a falar sobre essas coisas antes de começar a tentar expandir a sua família. Muitas vezes, nos esquecemos de mostrar nossas expectativas, desejos e suposições sobre eventos futuros, assumindo que vocês sempre estão sintonizados. Alinhe as expectativas para evitar brigas inoportunas.

3. Você tem alguma coisa que você gostaria de separada do seu casamento?

Quando você tem bens de família que pretende deixar de herança, é importante esclarecer que você vai mantê-los separados sem causar um racha entre você e seu parceiro.

Não se trata de antecipar um divórcio; trata-se de transparência e honestidade sobre seus objetivos e planos. Se você tem ativos que você gostaria de manter separados, tente deixar claro desde o início e defina as expectativas de como o dinheiro será gasto. Algumas mulheres podem optar por um acordo pré-nupcial, que muitos acreditam ser a antítese de romance. Lembre-se que estas discussões "pouco românticas" e organizar os bens não são uma maneira de planejar a saída do relacionamento ou de suspeitar do parceiro. Elas significam planejamento inteligente e honestidade, são combinados feitos para alcançar seus objetivos futuros, juntos.

4. De quem é essa dívida, de onde veio?

Novamente, esta não é a conversa que você gostaria de ter quando estiver à toda com os preparativos da festa de casamento.

Dívida pode ser um assunto chato, mas é bom ter clareza sobre isso. O amor de sua vida está amarrado com empréstimos para bancar a faculdade que custam uma fortuna por mês? Ele esperava que você assumisse metades de todas as despesas, incluindo os empréstimos, ou serão exclusivamente da responsabilidade dele, só salário dele? Esteja ciente de que cada um de vocês pode evitar surpresas tanto de orçamento quanto de crédito.

5. Quem vai lidar com suas finanças?

Delegar é uma ótima maneira de fazer as coisas - exceto quando se trata de conhecimento sobre suas finanças. Muitas mulheres dizem algo como "Eu realmente não entendo disso, é assunto dele" quando se referem às suas finanças. Lembre-se, de novo, que não estamos falando sobre começar uma luta de poder ou obter um MBA para ser capaz de decifrar as suas opções de investimentos e gestão financeira. Estamos falando sobre ficar envolvido e ser transparente. Saiba o que você tem, separadamente e em conjunto, e entenda onde seu dinheiro está indo a cada mês. Você não tem que examinar cada depósito de seu marido para um plano de aposentadoria privada, apenas se sentir confortável para saber e perguntar. 

 

Quer ter uma vida planejada e mais tempo para você?

Veja como!

http://www.ivie.com.br/meubudget



Leia mais:


Conheça a casa do verdadeiro Lobo de Wall Street que está sendo vendida por R$ 120 milhões
COMPORTAMENTO : 6 dicas de como ter um pensamento estratégico para ser bem sucedido
VIDA : Aprenda a usar a regra 30/3 para ter mais produtividade



Conheça a nossa
ferramenta de controle
financeiro que irá te
auxiliar a ter uma vida
mais planejada.

Veja Agora