Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Esqueceu sua Senha?

Coloque seu email abaixo e enviaremos um
link para você criar uma nova senha.

Cadastre-se

7 lições de investimento para seus filhos

Por i vie

Cerca de 68% dos americanos acham que poupar para a aposentadoria é mais difícil do que o previsto. Cerca de 25% de todos os americanos de classe média "ficam deprimidos" quando pensam no tema. E a estatística mais assustadora: 21% dos americanos acham que ganhar na loteria é a forma mais prática para financiar a aposentadoria.

Para Rob Pivnick, autor do livro "O que todas as crianças (e adultos) deve saber sobre poupar e investir", os pais devem ensinar aos filhos os hábitos corretos o mais cedo possível. Aí vão algumas maneiras fáceis de ensinar os filhos sobre investimentos inteligentes.

Comece a poupar cedo

Começar a economizar o quanto antes é a maneira mais fácil de deixar o seu dinheiro trabalhar para você. Na verdade, esta é provavelmente a primeira coisa que você pode ensinar a seus filhos sobre dinheiro. Portanto, incentive seus filhos a poupar a partir dos 20 anos.

Não tente superar o mercado

Seus filhos devem começar a poupar fazendo investimentos de baixo risco. É melhor do que tentar algo muito arrojado, mesmo que não consiga um rendimento tão bom.  É comum você dizer a seu filho para tentar ser o melhor no que faz. Mas quando se trata de investir,  é melhor ser um pouco mais conservador.

Pense a longo prazo: comprar e manter é a melhor estratégia

O retorno anual do investidor médio é de cerca de 5%. Este percentual é considerado baixo se comparado ao retorno de agentes profissionais do mercado. Não se deixe levar: ensine seus filhos a manter o seu plano de longo prazo e ignore as oscilações diárias do mercado.

Diversifique os investimentos

Embora a diversificação por si só não aumente os rendimentos, ela permite que os investidores reduzam seus riscos. Ao espalhar seus investimentos, o risco de que qualquer aplicação específica falhe é parcialmente anulado pelos outros. Ensine seus filhos a diversificar seus investimentos.

Envolva seus filhos nas decisões de investimento

Os pais sabem que as crianças tendem a modelar o seu comportamento a partir do deles. Qualquer chance que você tenha de envolver seus filhos no dia-a-dia das discussões sobre dinheiro é uma boa oportunidade de aprendizagem. Se os seus filhos virem você tomando decisões sobre as despesas do mês, por exemplo, eles vão começar a pensar da mesma forma sobre seus hábitos de consumo.

Pratique a educação financeira

Qualquer coisa que você faça para envolver seus filhos nas “tarefas de dinheiro” pode ser uma boa oportunidade de ensino e pode levá-los a ter bons hábitos financeiros. Algumas dicas:

Peça a eles que ajudem a verificar a conta do restaurante e a gorjeta.

Leve-os ao banco, ou mostre a eles pela internet, quando for depositar algum dinheiro em sua poupança.

Deixe-os negociar um desconto na compra de alguma coisa para a casa.

Dê controle limitado e deixe-os errar

Assim que estiverem maduros o suficiente, os ‘pequenos adultos’ devem ganhar acesso limitado ao seu dinheiro ou às suas contas. Isso significa que os pais devem ser responsáveis pela aprovação final de suas finanças, mas devem dar espaço para que eles façam pequenas bobagens. Basta um desperdício ou uma compra tola para ensinar uma lição.

 

Quer ter mais uma vida planejada, e mais tempo para você?

Veja como!

http://www.ivie.com.br/meubudget

 

 



Leia mais:


COMPORTAMENTO : 3 motivos para você estar sempre atrasado - e como corrigi-los
COMPORTAMENTO : Comprar roupas? Na crise fuja da síndrome da sacola cheia
COMPORTAMENTO : Chega de chamar as mulheres de meninas no trabalho



Conheça a nossa
ferramenta de controle
financeiro que irá te
auxiliar a ter uma vida
mais planejada.

Veja Agora